O que você precisa saber sobre Cirurgia Plástica

Coisas que você precisa saber
4 de setembro de 2017
Diferença entre Cirurgia Plástica Reparadora e Estética
10 de setembro de 2017

O que você precisa saber sobre Cirurgia Plástica

Você sabia que alguns cuidados no pré e pós operatório são primordiais para um resultado satisfatório?

Não é só ir lá e fazer a cirurgia, voltar para casa e tudo está prontinho. Uma plástica é uma cirurgia como outras , ligo requer atenção antes , durante e após a mesma.

Cuidados no pré-operatório

Alimentação

O ideal é o (a) paciente não ter um quadro de anemia, pois isso implicaria em riscos de má cicatrização , sangramentos durante a cirurgia. É fundamental que o (a) paciente esteja com a saúde em dia. A falta de de vitaminas e oligoelementos, vitaminas A B C e minerais aumenta os riscos citados anteriormente.

A dieta adequada para este caso deve ser feita durante meses antes da cirurgia, não adianta comer bem faltando pouco tempo para o procedimento. Os alimentos recomendados são : carne, verduras de tons escuros, legumes.

Parar de fumar no mínimo 30 dias antes da cirurgia

O cigarro e suas substâncias malignas atrapalham na cicatrização e ainda podem causar embolia pulmonar, necrose e trombose. O tabagismo dificulta uma circulação sadia no organismo , irrita o pulmão e prejudica a oxigenação do sangue, por isso fumar não é adequado para quem quer se submeter a algum tipo de plástica.

Não usar anticoagulantes 

Medicamentos a base de ginco biloba e aspirina , são exemplos de substâncias que não devem fazer parte do período de pré-operatório. Consulte seu médico antes da cirurgia e pergunte todos os detalhes sobre medicamentos proibidos. O uso do anticoncepcional também não é adequado pois aumenta as chances de trombose e embolia pulmonar.

Hidratar bem a pele

Usar cremes hidratantes adequados na região da cirurgia, para que a pele tenha boa elasticidade  e evite e minimize a formação de estrias. Em casos de próteses por exemplo, onde a pele fica mais esticada após a colocação das mesmas.

Pós Operatório

Evite fumar durante os 30 primeiros dias após o procedimento, para se evitar riscos de trombose , má cicatrização e necrose.

Evitar anticoncepcional

Não tomar pílula, nem adesivo ou injeção anticoncepcional, para se evitar o risco de trombose.

Evite calor excessivo

Lugares quentes podem causar sangramentos, pois o calor é vasodilatador. Os banhos devem ser mornos e rápidos.

Evitar sol

Os primeiros 45 dias devem ser sem tomar sol para se evitar manchas na pele.

Inchaços

Algumas cirurgias desprendem muito a pele o que causa inchaço, podendo ocasionar fibroses, irregularidades e nodulações. Por isso é indicado a drenagem linfática para evitar tais complicações nada agradáveis.

Exercícios físicos

Durante os primeiros 45 dias, o ideal é evitar fazer atividades físicas, para que não haja uma força na cicatriz, que necessita deste tempo para se fortalecer. O seu cirurgião irá dizer quantos dias e quais atividades poderá realizar.

Malhas compressivas

Em cirurgias com maior desprendimento da pele, o uso de malha compressiva faz com a pele volte ao lugar novamente.

Seguir as prescrições médicas

Sim, acredite, há quem não obedeça todas as indicações médicas. acham que já estão 100% recuperadas e aceleram por conta própria suas atividades da rotina. Isso é um risco desnecessário, até porque vale a pena esperar o momento certo para se voltar às atividades normais. Não vale a pena correr o risco de se perder a cirurgia, por isso tenha calma e se prepare para um período de hábitos diferentes. Pense na compensação que terá quando toda a recuperação tiver sido feita corretamente.

Tenha em mente que uma cirurgia plástica é sempre uma cirurgia e precisa de cuidados antes e depois. Sentindo que está na hora de se mudar aquele defeitinho que te incomoda, procure um cirurgião especialista em cirurgia plástica membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica (SBCP).

 

Para mais informações | Para Marcar Consulta com a titular especialista em Cirurgia Plástica Dra. Vanessa Londe | Ligue 31 3264-3007 ou 31 9-9278-3516

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento via Chat

)
    is typing...

    Preencha o formulário abaixo para nos enviar uma mensagem. No campo de mensagem inclua seu WhatsApp e Telefone fixo.

    Enviar uma Mensagem Cancel
    error: Content is protected !!