Implante de Cabelos

1 Para quem é indicado o microtransplante de cabelos? Mulher pode realizá-lo? Em que idade pode ser realizado?
O transplante de cabelos é indicado em casos de alopecia androgenética (calvície hereditária) e alopecias cicatriciais (qualquer local aonde havia pelos ou cabelos, couro cabeludo, sobrancelhas, bigode, barba, pelos pubianos, etc.. que tiveram perdidos seus pelos ou cabelos definitivamente).

Pode ser realizado em homens e mulheres. A idade em que pode ser realizado é variada. Casos de alopecia androgenética iniciais devem ser tratadas clinicamente deixando a cirurgia para quando a alopecia progredir. Em caso de alopecias cicatriciais mesmo pacientes muitos jovens podem ser operados.
2 O que é necessário para operar? Tenho que realizar exames? Há riscos?
Inicialmente há necessidade de uma consulta médica, que deve esclarecer a causa de sua calvície e a orientação em relação ao procedimento. Todos os passos devem ser minuciosamente explicados ao paciente, inclusive os cuidados pré e pós-operatórios. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, o indivíduo deve realizar exame físico e laboratorial, descartando qualquer patologia ou tratando previamente as que possam existir.

Riscos existem, como em qualquer procedimento cirúrgico. Por isso a necessidade da avaliação clínica e laboratorial prévia, realização do procedimento em ambiente hospitalar com anestesista.
3 Aonde é realizado o procedimento? Que tipo de anestesia é utilizado? Dói?
O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar. A equipe deve ser grande, composta por profissionais capacitados, inclusive anestesista responsável em garantir a segurança do procedimento anestésico e a ausência de dor ao paciente. No quarto novamente deve ser conversado com o paciente sobre a linha pilosa frontal e a área a ser transplantada. Deve ser desenhada a área de couro cabeludo (área doadora) a ser retirado. Somente nesta região o cabelo é cortado.

O anestesista terá uma breve conversa com o paciente perguntando novamente sobre sua saúde. É utilizada anestesia local e sedação. A dor é variável, alguns sentem e outros não, tanto na região doadora como na receptora. Por esse motivo é receitado no pós-operatório analgésico para controle da dor.
4 O que é o transplante de cabelos? Ele inibe a alopecia androgenética?
É a retirada de cabelos do couro cabeludo, de uma região que não tem calvície e que não vai ter no futuro, que é a região occipital ou nuca. Separação dos cabelos, ou melhor, dos folículos pilosos ou conjunto deles, da forma mais delicada possível.

Transplante dos folículos pilosos separados um a um ou em conjunto na área que não tem cabelo. O transplante de cabelos somente repõe o cabelo perdido, porém, não impede que a alopecia androgenética progrida.
5 Da onde são retirados os cabelos que irão ser transplantados? Tem pontos? Fica cicatriz na área doadora?
Com o paciente de bruços, somente a área doadora a ser retirada tem o cabelo cortado. Esta área doadora é na região occipital do couro cabeludo (figura 1), na nuca do paciente, geralmente deve ter em média 10 por 1,7 cm. A tira de couro cabeludo é marcada com caneta. A região é anestesiada e retirada, logo após a região e fechada com pontos que serão retirados em média de 10 dias.

Por ser fina e comprida propicia um bom número de folículos permitindo fechar a área doadora sem tensão, o que melhora o aspecto da cicatriz. Outro cuidado que pode ser tomado é a retirada de uma pequena parte da pele de uma das bordas da cicatriz, o que sepulta alguns folículos, que irão nascer no meio da cicatriz melhorando o aspecto desta, isto é chamado método tricofítico.

Novos transplantes serão realizados neste mesmo local. Quanto maior número de sessões, maior será a chance de a cicatriz ficar mais visível. A cicatriz sempre fica, quando os cabelos crescerem, irão cobrir esta cicatriz. porém, se o paciente raspar o cabelo, ela aparecerá.

Atendimento via Chat

)
    is typing...

    Preencha o formulário abaixo para nos enviar uma mensagem. No campo de mensagem inclua seu WhatsApp e Telefone fixo.

    Enviar uma Mensagem Cancel
    error: Content is protected !!