11 Benefícios da Caminhada| Aproveite o Final de Semana para Andar

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11 Benefícios da Caminhada| Aproveite o Final de Semana para Andar

Caminhar ao ar livre é uma delícia e faz um bem enorme para mente e corpo. Fazer esteira também é uma excelente opção, mas sempre que puder, aproveite o dia em um parque arborizado para simplesmente andar.

Os benefícios da caminhada são inúmeros, é bom tanto para o corpo como para  a mente. Muita gente aproveita  o ato de se caminhar para meditação em movimento, para colocar os pensamentos em ordem ou simplesmente relaxar.

Alguns Benefícios para os apreciadores de uma boa caminhada:

1-Aumenta a capacidade de oxigenação do pulmão deixando-o mais limpo, livre da poeira e de secreções;

2-Melhora a circulação sanguínea;

3-Combate a osteoporose, pois ajuda a deixar os ossos mais fortalecidos;

4-Combate a depressão, pois a cada dia que se pratica caminhada mais o corpo libera endorfina, causando sensação de prazer.

5-Aumenta a sensação de bem estar, uma boa dica é caminhar em parques, onde haja árvores por perto. Estudos mostram que as pessoas que praticam atividades ao ar livre tem mais saúde mental e o corpo agradece;

6-Melhora a capacidade do cérebro, retarda o envelhecimento, aumenta os estímulos dos sentidos e da coordenação motora;

7-Diminui a sonolência, isso porque quando andamos liberamos substâncias como a adrenalina e ficamos dispostos durante o dia, fazendo com que a noite nosso corpo esteja preparado para um sono tranquilo e revigorante;

8-Emagrece , pois acelera o metabolismo, gasta energia, aumenta circulação, a respiração e atividade muscular.

9-Controla a vontade de comer, reduz os ataques aos chocolates e doces, porque produz mais endorfina e equilibra os hormônios que causam estresse e que dão vontade de comer doce e gordura.

10-Reduz as chances de infartar ou sofrer derrames, os vasos sanguíneos de quem caminha são mais flexíveis e quando são expostos a uma quantidade de sangue além do normal se tornam ‘elásticos’ e o sangue não é capaz de causar danos ao organismo. Sem contar que caminhar regularmente controla o colesterol;

11-Evita diabetes pois durante o exercício a quantidade de insulina aumenta e a glicose é absorvida com mais facilidade pelo organismo e isso tanto previne quanto melhora a vida dos diabéticos.

Caminhar é sem dúvida uma excelente saída para abandonar o sedentarismo. É sempre bom consultar um médico antes de se começar uma atividade física para que se tenha certeza da frequência e do ritmo que se deve praticar a  atividade.

Depois da liberação médica não perca tempo e comece a andar, andar e andar. Além de ser de graça os benefícios são infinitos e ainda é uma atividade fácil que conseguimos manter para toda a vida.

 

2 Comentários

  1. Vânia Londe Leite disse:

    Excelente profissional. Competente e habilidosa.

  2. Fernanda disse:

    Dra Vanessa é MARAVILHOSA! Fiz uma cirurgia com ela e só tenho elogios. Obrigada Dra!

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